27/11/2006 - Aus�ncia de direitos trabalhistas causa inseguran�a entre docentes terceirizados .
 
 

A falta de direitos trabalhistas gera inseguran�a, dizem professores cooperados. "Voc� sabe que n�o pode ficar doente, pois s� recebe por aula dada", afirma um docente de ci�ncias da computa��o da Faculdade Sumar� -alguns professores n�o quiseram ser identificados para evitar retalia��es.
"Como n�o temos outra op��o, nos sujeitamos a isso. � a for�a do mercado", diz uma docente de ci�ncias cont�beis da mesma institui��o. "Sem garantia, o emprego vira um bico. E todos pulam fora na primeira chance", afirma um professor de ci�ncias da computa��o da Faculdade Drummond, que tem dois campi na zona leste.
Al�m dessas dificuldades, o professor de sociologia Jos� Renato de Campos Ara�jo, 37, enfrentou outro problema quando quis se informar sobre a cooperativa da qual participava na Fiap (Faculdade de Inform�tica e Administra��o Paulista). Ele conta que foi demitido logo ap�s solicitar dados como a composi��o da entidade e o seu balan�o financeiro.
"Ao final do semestre, o coordenador do curso me disse que eu teria mais aulas no pr�ximo ano. Mas, logo depois que pedi essas informa��es, fui desligado", diz ele, hoje docente da USP. "Em seis meses l�, n�o soube nada da cooperativa."
A assessoria da Fiap n�o se manifestou sobre o caso at� o fechamento desta edi��o.
Professor de direito da Faculdade Drummond, Ant�nio Carlos Pereira, 50, discorda dessas cr�ticas -ele � cooperado h� cinco anos. "Uma das grandes vantagens da cooperativa � que sou s�cio da entidade, e n�o apenas empregado." (FT)




Publicado em: 27/11/2006
Fonte: Folha de S�o Paulo
Cidade: S�o Paulo - SP - Pa�s: Brasil



� proibida a reprodu��o do conte�do desta p�gina em qualquer meio de comunica��o, eletr�nico ou impresso, sem autoriza��o do ve�culo respons�vel.