07/11/2006 - Brasil pode ter novo "apag�o" energ�tico em 2008.
 
 



O Brasil corre o risco de enfrentar um "apag�o" de energia el�trica em 2008, caso o tempo no pr�ximo ano n�o colabore para encher os reservat�rios das usinas hidrel�tricas. Se chover pouco em 2007, � poss�vel que o d�ficit energ�tico n�o sustente o crescimento nacional de 5%, como deseja o governo, de acordo com o Bom Dia Brasil.
Os reservat�rios de �gua das usinas do Sudeste est�o com 52% da capacidade e podem cair para 40% at� o final do ano, de acordo com um estudo divulgado recentemente pela Federa��o das Ind�strias do Rio de Janeiro (Firjan), em parceria com o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O presidente do conselho de energia da Firjan, Armando Guedes, afirma que as centrais t�rmicas, movidas a g�s, seriam op��es para poupar as hidrel�tricas. No entanto, ele acrescenta que a oferta de g�s natural tamb�m � insuficiente. Em setembro, por exemplo, oito usinas termel�tricas pararam de funcionar porque n�o havia g�s suficiente para abastec�-las.

Segundo o secret�rio executivo do Minist�rio de Minas e Energia, Maur�cio Tolmasquin, n�o deve haver um novo apag�o. Ele afirmou que, em 2009, o fornecimento de g�s deve ser ampliado com haver o aumento da produ��o em Campos, no Esp�rito Santo e em Santos (SP).

Reda��o Terra