31/10/2006 - Milh�es de jovens trabalham, mas vivem na pobreza, revela OIT .
 
 

A Organiza��o Internacional do Trabalho (OIT) divulgou hoje (30) um estudo que mostra que, entre 1995 e 2005, o n�mero de jovens desempregados no mundo aumentou de 74 para 85 milh�es, um aumento de 14,8%. O relat�rio acrescenta que 25% da popula��o jovem, cerca de 300 milh�es de pessoas, vivem abaixo da linha de pobreza, com menos de US$ 2 por dia.

O relat�rio Tend�ncias Mundiais do Emprego Juvenil 2006 afirma que h� no mundo 1,1 bilh�o de jovens entre 15 e 24 anos. Destes, um em cada tr�s est�o buscando trabalho sem �xito, abandonaram a busca ou est�o empregados, mas ganham menos de US$ 2 por dia.

Pesquisas indicam que a popula��o juvenil cresceu 13,2% entre 1995 e 2005, mas a quantidade de empregos aumentou somente 3,8%. De acordo com o estudo, a possibilidade de um jovem ficar desempregado � o triplo da possibilidade de um adulto.

A OIT estima que sejam necess�rios 400 milh�es de empregos em todo o mundo para aproveitar o potencial da juventude. "A juventude ociosa custa muito", diz o relat�rio, afirmando que a impossibilidade de encontrar emprego gera nos jovens sensa��o de vulnerabilidade e inutilidade.

Segundo o diretor-adjunto da OIT no Brasil, Jos� Carlos Ferreira, ao enfrentar o mercado de trabalho, o jovem sofre tr�s tipos de resist�ncia: resist�ncia em fun��o do n�vel educacional baixo, falta de forma��o t�cnica exigida pelo mercado e baixo n�vel social. "� fundamental que esses jovens tenham um apoio, uma m�o que lhes seja estendida para conseguir o primeiro emprego. Quanto mais dif�cil a situa��o social do jovem, mais dif�cil a sua inser��o no mercado de trabalho", disse.

A taxa de desemprego mais elevada foi encontrada na regi�o do Oriente M�dio e �frica do Norte, com 25,7%. A Europa Central e o Leste Europeu (fora da Uni�o Europ�ia) e a Comunidade Europ�ia t�m a segunda maior taxa, 19,9%. A �frica subsaariana apresentou 18,1% de desemprego juvenil, seguida pela Am�rica Latina e Caribe, com 16,6%.

A regi�o das economias industrializadas e a Uni�o Europ�ia foram as �nicas que apresentaram queda no desemprego juvenil nos �ltimos dez anos, fator atribu�do � menor participa��o dos jovens na for�a de trabalho. Apesar disso, a pobreza persiste em cerca de 56% dos jovens trabalhadores no mundo.





Publicado em: 30/10/2006 - 16:40
Fonte: Ag�ncia Brasil
Cidade: Bras�lia - DF - Pa�s: Brasil