07/07/2006 - Fator Previdenci�rio, que diminui valor das aposentadorias em 30%, pode cair
 
Sindicalistas de todo Brasil, inclusive de Mato Grosso do Sul, participaram ontem (6) de audi�ncia p�blica no Senado Federal para discutir o assunto com parlamentares. A Lei pode cair.
 

O fator previdenci�rio, que reduz em 30% o valor das aposentadorias a partir de dezembro do ano passado, quando entrou em vigor, pode estar com os dias contados, pois cresce um movimento nacional, formado por sindicalistas e parlamentares, dispostos a derrubar essa lei. Hoje (06/07/2006), em Bras�lia, uma audi�ncia p�blica realizada no Senado, discute o assunto. Senadores, deputados federais e sindicalistas de todo Brasil - inclusive de Mato Grosso do Sul, que enviou mais de 50 presidentes de sindicatos e federa��es de trabalhadores � avaliam os preju�zos para quem se aposentou a partir do vigor da lei e, ao mesmo tempo, tra�am estrat�gias para sua derrubada.
A audi�ncia p�blica est� sendo presidida pelos senadores Paulo Paim (PT/RS), autor da PLS 296/03, que acaba com o fator previdenci�rio, e Valdir Raupp (PMDB/RO). Mais de mil sindicalistas est�o presentes, no Audit�rio Petr�nio Portela � Anexo II do Senado Federal.
O sindicalista Jos� Lucas da Silva, presidente da Federa��o dos Trabalhadores na Movimenta��o de Mercadorias e Afins � Feintramag e coordenador do F�rum Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul � FST/MS, disse que por causa do fator previdenci�rio, uma pessoa, por exemplo, que teria, antes dessa lei ao direito de se aposentar com um sal�rio de R$ 1.000,00 passa a receber apenas R$ 700,00, ou seja, 30% menos. �Isso tem inibido in�meros trabalhadores, de todo o Brasil a requerer aposentadoria. A esperan�a � de que essa lei seja derrubada, como pretendem dezenas de parlamentares que est�o apoiando a proposta do senador Paim�, comentou Jos� Lucas.
O presidente da Federa��o dos Trabalhadores no Com�rcio de Mato Grosso do Sul, Jo�o Spontoni, membro da coordena��o do FST/MS, tamb�m v� com preocupa��o o fator previdenci�rio. Ele acredita que gra�as � press�o que sindicalistas de todo Brasil e tamb�m outros segmentos da sociedade, est�o fazendo sobre deputados e senadores em Bras�lia, esse quadro dever� ser revertido. Essa audi�ncia p�blica ser� muito importante nesse processo.
Durante a audi�ncdia, Centrais Sindicais, Confedera��es, Federa��es, Sindicatos de Trabalhadores e Movimentos Populares, entregaram aos senadores, carta aberta em apoio ao PLS 296/03, de autoria do senador Paim, que extingue o chamado Fator Previdenci�rio.
O documento diz que �os trabalhadores j� foram por demais desperezados em nosso Pa�s. � preciso dar um basta! A extin��o do fator previdenci�rio ser� um pequeno passo, tamanho os absurdo j� praticados contra o nosso povo. Mas um passo importante para o resgate de um m�nimo de justi�a social. � pela extin��o do fator previdenci�rio que nos dirigimos aos senhores senadores�.