14/02/2017 - Governo ignora d�vida de R$ 426 bi que empresas devem ao INSS
 
O governo fala muito de d�ficit na Previd�ncia, mas n�o leva em conta que o problema da inadimpl�ncia e do n�o repasse das contribui��es previdenci�rias ajudam a aument�-lo
 

Enquanto prop�e que o brasileiro trabalhe por mais tempo para se aposentar, a reforma da Previd�ncia Social ignora os R$ 426 bilh�es que n�o s�o repassados pelas empresas ao INSS. O valor da d�vida equivale a tr�s vezes o chamado d�ficit da Previd�ncia em 2016. Esses n�meros, levantados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), n�o s�o levados em conta na reforma do governo Michel Temer.
�O governo fala muito de d�ficit na Previd�ncia, mas n�o leva em conta que o problema da inadimpl�ncia e do n�o repasse das contribui��es previdenci�rias ajudam a aument�-lo. As contribui��es n�o pagas ou questionadas na Justi�a deveriam ser consideradas [na reforma]�, afirma Achilles Frias, presidente do Sindicado dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).
A maior parte dessa d�vida est� concentrada na m�o de poucas empresas que est�o ativas. Somente 3% das companhias respondem por mais de 63% da d�vida previdenci�ria. A procuradoria estudou e classificou essas 32.224 empresas que mais devem, e constatou que apenas 18% s�o extintas. A grande maioria, ou 82%, s�o ativas, segundo estudo da procuradoria, que classificou 32.224 empresas do universo de mais de 1 milh�o de devedores do INSS.