16/01/2017 - INSS volta a fazer revis�o de aux�lio-doen�a e aposentadoria por invalidez
 
Ap�s ser suspensa em novembro, a revis�o nos benef�cios do INSS deve ser retomado nesta segunda-feira (16), segundo o governo.
 

Ap�s ser suspensa em novembro, a revis�o nos benef�cios do INSS deve ser retomado nesta segunda-feira (16), segundo o governo. As per�cias agendadas voltar�o a ser feitas, e as pessoas que recebem aux�lio-doen�a ou aposentadoria por invalidez h� mais de dois anos ser�o chamadas para uma nova per�cia m�dica.

A revis�o havia sido anunciada em julho, mas a Medida Provis�ria 739 perdeu a validade em novembro, suspendendo as avalia��es. No come�o deste m�s, o presidente Michel Temer publicou uma nova medida provis�ria para garantir a revis�o.

Quem j� fez 60 anos e recebe aposentadoria por invalidez est� liberado do pente-fino.

Quantas pessoas ser�o convocadas?
Ao todo, ser�o convocadas 530 mil pessoas que recebem aux�lio-doen�a e 1,1 milh�o de aposentados por invalidez.

Segundo balan�o divulgado pelo governo, at� 31 de outubro haviam sido feitas 20.964 per�cias. Na maioria dos casos (16.782, ou 80,05%), o pagamento dos benef�cios foi suspenso no mesmo dia.

Como as pessoas ser�o avisadas?
O governo afirma que ningu�m precisa correr para a ag�ncia do INSS ou telefonar, porque as pessoas est�o sendo avisadas sobre a revis�o por carta.

O INSS recomenda atualizar o endere�o cadastrado para facilitar a convoca��o e evitar a suspens�o do benef�cio. Isso pode ser feito pelo telefone 135 ou pela internet, no site da Previd�ncia (http://zip.net/bvtCFV, endere�o encurtado e seguro).

Quem n�o tem endere�o definido ou mora em lugares onde os Correios n�o chegam ser� convocado por edital publicado em imprensa oficial, segundo o governo.

Foi avisado? Veja o que fazer
Depois de receber o aviso, a pessoa tem cinco dias �teis para agendar a per�cia, pelo telefone 135. Se n�o fizer dentro do prazo, o benef�cio ser� suspenso.

Quem perder o prazo e tiver o benef�cio suspenso dever� ir at� uma ag�ncia do INSS para agendar a per�cia de revis�o.

No dia da per�cia, a pessoa pode apresentar atestados e exames m�dicos que tiver, al�m dos seus documentos.

O resultado da per�cia estar� dispon�vel no dia seguinte, pelo telefone 135 ou pelo site do INSS (http://zip.net/bwtBKC, endere�o encurtado e seguro).

Veja quem ser� chamado primeiro
Para definir a ordem de chamada para revis�o, o governo ir� considerar a combina��o de diversos fatores, priorizando quem recebe aux�lio-doen�a, depois h� quanto tempo o benef�cio est� sendo pago e tamb�m a idade do trabalhador.

1) O governo ir� priorizar a revis�o de quem recebe aux�lio-doen�a h� mais de dois anos;

dentre as pessoas que recebem aux�lio-doen�a, a prioridade ser� convocar antes quem tem o benef�cio sem data para acabar, ou quem tem uma incapacidade sem data de comprova��o;
a prioridade ser�o as pessoas que recebem o benef�cio h� mais tempo (por exemplo, primeiro quem recebe h� 10 anos, depois quem recebe h� 5 anos);
a prioridade ser�o as pessoas mais jovens e depois as mais velhas (por exemplo, primeiro um trabalhador de 25 anos, depois um de 50 anos);
2) Para quem recebe aposentadoria por invalidez h� mais de dois anos;

quem tem mais de 60 anos est� dispensado da revis�o;
dentre as pessoas com menos de 60 anos que recebem aposentadoria por invalidez, a prioridade ser� para os mais jovens, depois para os mais velhos (por exemplo, primeiro o aposentado que tem 35 anos, depois o que tem 55 anos);
a prioridade ser� para as pessoas que recebem o benef�cio h� mais tempo (por exemplo, primeiro quem recebe h� 20 anos, depois quem recebe h� 10 anos).
Fonte: UOL.