04/02/2016 - Antonio Neto toma posse no Conselho de Desenvolvimento Econ�mico Econ�mico e Social (CDES)
 
Antonio Neto, presidente da CSB e do Sindpd, tomou posse no Conselho de Desenvolvimento Econ�mico e Social (CDES). Durante cerim�nia realizada em Bras�lia, a presidenta Dilma Rousseff.
 

Antonio Neto, presidente da CSB e do Sindpd, tomou posse no Conselho de Desenvolvimento Econ�mico e Social (CDES). Durante cerim�nia realizada em Bras�lia, a presidenta Dilma Rousseff comandou a 44� reuni�o do Conselho, que ter� 92 membros (clique aqui para acessar o edital com o nome de todos os conselheiros). Comp�em o CDES representantes dos trabalhadores, dos movimentos sociais, da sociedade civil, dos empres�rios e do governo.
Criado pela Lei n� 10.683, de 28 de maio de 2003, durante o mandato do presidente Luiz In�cio Lula da Silva, o Conselho de Desenvolvimento Econ�mico e Social permite e amplia a interlocu��o entre o governo e a sociedade civil para definir, de forma compartilhada, os rumos do Pa�s. A �ltima reuni�o do CDES foi realizada em junho de 2014 e, desde ent�o, o �rg�o estava com suas atividades paralisadas. Comandado pela presidenta da Rep�blica, seus membros s�o designados por ato formal da Presid�ncia para um mandato de dois anos, com possibilidade de recondu��o.
O objetivo do governo com a reorganiza��o do Conselho � debater e criar com todos os integrantes uma pauta focada na retomada do crescimento e desenvolvimento econ�mico sem elevar a infla��o. O tema da 44� reuni�o foi �Caminhos para a retomada do Desenvolvimento Brasileiro�.
Para Antonio Neto, reunir novamente o Conselho foi uma decis�o acertada. �Este � um espa�o que a presidenta tem para conversar com a sociedade civil. Aqui temos mais de 90 pessoas reunidas, al�m dos personagens do governo, que poder�o trocar informa��es, opini�es e, acima de tudo, buscar alternativas para a retomada do crescimento�, disse o presidente da CSB e do Sindpd.
Neto destacou ainda que no atual cen�rio de crise, �um conselho como este � fundamental na busca de solu��es que possam ajudar a consolidar uma s�rie de quesitos e informa��es para o Brasil sair imediatamente da crise�.
Dilma Rousseff afirmou em seu discurso que s�o fundamentais as ideias e sugest�es dos membros do CDES para a tomada decis�es com celeridade, que possam ajudar a retomar o crescimento do Brasil e garantir um Pa�s mais justo e igualit�rio. �Conselho � um espa�o para a constru��o de consensos em favor do Brasil. Independe das posi��es pol�ticas ou partid�rias dos que o comp�em. (�) Conto com voc�s para debatermos temas relevantes, em busca das converg�ncias que nos levar�o a propostas pol�ticas e socialmente exequ�veis�, disse.