02/12/2014 - Governo de MS acata sugest�o do Forum Sindical de criar o Sal�rio M�nimo Regional
 
O Forum Sindical de Mato Grosso do Sul sugeriu e o governador eleito, Reinaldo Azambuja, acatou a proposta de cria��o do Sal�rio M�nimo Regional. Uma vit�ria do movimento sindical, afirma Jos� Lucas da Silva, coordenador do f�rum.
 

O governo de Mato Grosso do Sul vai criar o sal�rio m�nimo regional, que ser� maior que o nacional, hoje estabelecido em R$ 724,00. Foi o que informou a vice-governadora eleita, Professora Rose Modesto (PSDB), ontem pela manh� durante a 8� Plen�ria da For�a Sindical Regional Mato Grosso do Sul.
Durante a campanha pol�tica, segundo Rose Modesto, Reinaldo Azambuja foi procurado por lideran�as sindicais de Mato Grosso do Sul, que integram o Forum Sindical dos Trabalhadores de MS, que entregaram uma pauta de reivindica��es de medidas e a��es que beneficiam a classe trabalhadora do Estado. �O estabelecimento do sal�rio m�nimo regional � uma das reivindica��es do movimento sindical e somos gratos aos sindicatos e federa��es pela colabora��o e reafirmamos aqui que o m�nimo regional � um compromisso nosso, do novo governo de Mato Grosso do Sul. N�s vamos executar�, afirmou a vice-governadora eleita.
�Aquilo que combinamos, vamos executar. Nosso estado ter� um sal�rio m�nimo regional�, reafirmou Rose Modesto, diante de dezenas de sindicalistas dos setores do com�rcio, ind�stria e servi�os, da capital e interior, que se reuniram em Campo Grande, na plen�ria da For�a Sindical MS.
O presidente da central no Estado, Idelmar da Mota Lima, disse que ficou �satisfeit�ssimo� com o compromisso do novo governo do Estado acatar uma das maiores reivindica��es do movimento sindical. �N�s nos reunimos h� cinco anos e depois de estudarmos bastante o assunto, inclusive com estudos de profissionais especializados na mat�ria, resolvemos formular essa reivindica��o, pois entendemos que ela � vi�vel para nosso Estado�, afirmou Idelmar.
Jos� Lucas da Silva, coordenador do F�rum Sindical dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul e presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros � CSB, tamb�m presente � plen�ria da For�a, tamb�m enalteceu a iniciativa do novo governo de acatar a sugest�o do f�rum e estabelecer um sal�rio m�nimo regional, maior que o sal�rio m�nimo nacional, estabelecido pelo Governo Federal.
�Esse m�nimo regional valoriza a classe trabalhadora e aumenta seu poder de compra. As autoridades precisam se conscientizar de que � preciso valorizar a classe trabalhadora, para que ela tenha melhor remunera��o e, consequentemente melhor qualidade de vida�, afirmou Jos� Lucas.
Estev�o Rocha dos Santos, diretor da For�a Sindical MS enalteceu o governo de Reinaldo Azambuja, dizendo que ele j� come�a bem, ouvindo os anseios da classe trabalhadora e respeitando as lideran�as sindicais que a representa. �Ficamos muito satisfeitos com essa decis�o do novo governo de Mato Grosso do Sul acatar nossa sugest�o e criar, a exemplo de outros Estados da federa��o, o sal�rio m�nimo regional. Isso vai valorizar mais o capital e o trabalho no Estado�, afirmou.
BANDEIRA DA FOR�A � Geraldino dos Santos, secret�rio de rela��es sindicais da For�a Sindical Nacional e o ex-ministro do Trabalho, Rog�rio Magri � membro da central nacional � presentes � reuni�o com a vice-governadora eleita, tamb�m elogiaram a decis�o do novo governo de MS. Geraldindo disse que a sugest�o do m�nimo regional ser� levada para a central nacional como bandeira de luta para implanta��o em todos os Estados da federa��o.
�Vamos levar essa boa id�ia de sal�rio m�nimo regional para nossa central nacional, e lutarmos para que seja implantado em todos os Estados�, afirmou o secret�rio de rela��es sindicais.
O ex-ministro Magri disse que o Estado que valoriza seus trabalhadores tende a crescer e prosperar. �As fam�lias ter�o mais ganho financeiro e consequentemente melhor qualidade de vida�, afirmou.