29/08/2013 - SAL�RIO M�NIMO SUBIR� MENOS EM 2014
 
O sal�rio m�nimo do ano que vem deve ter o segundo menor reajuste real em 12 anos de gest�o do PT no Pal�cio do Planalto.
 

O sal�rio m�nimo do ano que vem deve ter o segundo menor reajuste real em 12 anos de gest�o do PT no Pal�cio do Planalto. Isso vai ocorrer por conta da mesma Pol�tica de Valoriza��o do Sal�rio M�nimo, que rendeu nos �ltimos anos polpudos aumentos no sal�rio m�nimo.

Por esse instrumento, o sal�rio � reajustado de acordo com a infla��o do ano anterior, e tem como aumento real o PIB de dois anos antes. No caso de 2014, portanto, o sal�rio m�nimo ser� reajustado pelo INPC de 2013, e o aumento real ser� equivalente ao PIB de 2012, que foi de apenas 0,9%. O reajuste s� n�o ser� menor do que o de 2011 � naquele ano, o aumento real seguiu o PIB de 2009, quando o Brasil sofreu as consequ�ncias da crise econ�mica mundial. O governo concedeu, ent�o, um reajuste real de 0,4%.

Coincidentemente, a gest�o Dilma Rousseff ter� concentrado os dois piores reajustes do sal�rio m�nimo � no primeiro (2011) e no �ltimo ano (2014) de sua administra��o. O governo, no entanto, ainda n�o definiu como ficar� a pol�tica de reajustes a partir de 2016. Isso porque a Pol�tica de Valoriza��o do Sal�rio M�nimo, transformada em lei h� dois anos, tem como prazo de validade o ano de 2015.

A prorroga��o da lei vem sendo discutida internamente por t�cnicos de alguns minist�rios, mas o tema n�o est� posto no alto escal�o do governo. At� porque a avalia��o � a de que h� uma regra definida at� um ano depois da elei��o presidencial e o tema � sens�vel em demasia, do ponto de vista pol�tico, para ser antecipado em debate.

Al�m do mais, o PIB fraco de 2012 (0,9%) � um ingrediente que d� um pouco mais de tranquilidade ao quadro, n�o gerando manifesta��es contr�rias dos empregadores e tendo de ser aceito pelos trabalhadores.

Na �rea t�cnica, h� grupos que avaliam como j� terminada a pol�tica de valoriza��o do m�nimo e argumentam, portanto, que n�o h� motivos para que a regra seja estendida por mais tempo. H� outras �reas, no entanto, favor�veis � exist�ncia de uma f�rmula espec�fica que d� previsibilidade a esses reajustes e que acabe diluindo as manifesta��es anuais de sindicatos. Entre cr�ticas e defesas, n�o h� expectativa de mudan�a de regra no curto prazo e o mais prov�vel � que o assunto siga congelado at� a elei��o.

Contas

0,4%

foi o aumento real do sal�rio m�nimo em 2011, o menor desde que essa regra entrou em vigor

0,9%

ser� o aumento real em 2014, por conta do PIB de 2012

Fonte: O Estad�o