06/06/2013 - Filhos de trabalhadores na movimenta��o de mercadorias aprendem l�ngua espanhola no sindicato
 
Filhos de trabalhadores na movimenta��o de mercadorias de Campo Grande est�o recebendo aulas gratuitas de l�ngua espanhola, oferecidas pelo Sintramm.
 

Filhos de trabalhadores na movimenta��o de mercadorias de Campo Grande est�o recebendo aulas gratuitas de l�ngua espanhola, oferecidas pelo sindicato da categoria, o Sintramm/CG (Sindicato dos Trabalhadores na Movimenta��o de Mercadorias de Campo Grande). O objetivo da entidade � torn�-los bil�ngues, para que tenham maiores oportunidades futuras de trabalho, que seus pais, que fazem carga e descarga de mercadorias em empresas do com�rcio, ind�stria e servi�os.
�Al�m disso esta � uma forma tamb�m de estimul�-los a trilhar o caminho da educa��o e dos bons costumes para que n�o entrem nunca em outros caminhos perversos como da bebida, drogas e das m�s companhias�, explica Jos� Lucas a Silva, presidente do sindicato e quem teve a ideia de criar esse curso ministrado no pr�prio sindicato no Bairro Jardim Paulista.
S�o duas horas semanais de aula, aos s�bados, ministradas pelo professor Osman Macedo, que mantem tamb�m um ensino online e com deveres de casa com 15 alunos.
Aos 61 anos de idade, Jos� Lucas da Silva conta que come�ou a trabalhar com carga e descarga antes dos 20 anos de idade em Estados como S�o Paulo, Paran�, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Admite que n�o teve maiores oportunidades de avan�ar nos estudos. Agora, como l�der sindical, pretende oferecer oportunidades de educa��o dos filhos dos trabalhadores na movimenta��o de mercadorias, para que alcancem outras profiss�es menos pesadas e melhores remuneradas.
No in�cio deste ano, Jos� Lucas viajou para a Gr�cia, a convite da central CSB (Central dos Sindicatos do Brasil), entidade que ele representa em Mato Grosso do Sul, onde ficou por 14 dias, participando de um congresso. �Al� � conta ele � foi a gota d�gua para decidir implantar de vez seu projeto de ensino de l�ngua estrangeira para filhos dos trabalhadores na movimenta��o de mercadorias, para que tenham melhores oportunidades na vida�. Naquele Pa�s ele viu o quanto � dif�cil para um cidad�o n�o possuir o dom�nio de uma das l�nguas universais.
Futuramente ele pretende levar esse curso para os pr�prios profissionais que representa e tamb�m estender para outras regi�es de Mato Grosso do sul e Mato Grosso, j� que preside tamb�m a Federa��o Interestadual de Trabalhadores na Movimenta��o de Mercadorias de MS e MT � Feintramag. �Por enquanto, vamos nos concentrar nessas crian�as que est�o com uma sede muito grande de aprender�.
O professor Osman Macedo tamb�m concorda plenamente com essa opini�o, pois apesar das aulas n�o terem completado um m�s, as crian�as j� est�o demonstrando uma evolu��o muito grande na busca do dom�nio da l�ngua espanhola. Gabriel Lucas, 13 anos, disse que est� �entusiasmado� com a possibilidade de dominar a l�ngua espanhola. Ele disse que j� teve contato com a l�ngua na escola do ensino b�sico, �mas aqui � diferente. Aqui agente aprende muito mais�, afirmou.
A estudante Ver�nica Pereira Brand�o, de 8 anos, tamb�m est� satisfeita com os resultados: �J� consigo entender e falar algumas palavras na l�ngua espanhola e isso � muito gratificante�, afirma. O pai dela, Cleosvaldo Pereira, diretor do Sintramm, j� observou a evolu��o da filha nessas primeiras semanas de aula no sindicato. Ele afirmou que a inten��o da entidade � oferecer esse curso durante todo o processo de aprendizagem dos alunos, ou seja, um projeto que demanda mais de ano de trabalho com os alunos.
METODOLOGIA � Osman Macedo explicou que est� usando um m�todo bem pr�tico de aprendizado. S�o abordagens comunicativas onde os alunos aprendem espanhol ouvindo, falando, escrevendo e refletindo a l�ngua em compara��o com o portugu�s.
Apesar do encontro de professor e alunos se dar apenas uma vez na semana, durante os demais dias h� muito contato online, onde os alunos tiram d�vida, recebem novas tarefas e estudam.
O diretor Cleosvaldo Pereira criou um endere�o no facebook para integrar o grupo de estudantes com a comunidade. O endere�o � �sintramm movimentadores�. A comunidade, segundo ele, pode ajudar interagindo com os alunos e estimulando-os a trilhar o caminho do conhecimento em todas as fases da vida.