16/01/2013 - Movimentadores de Mercadorias de Campo Grande ter�o aula de espanhol
 
Trabalhadores na movimenta��o de mercadorias de Campo Grande ter�o a oportunidade de aprender l�ngua estrangeira a partir deste ano. A oportunidade ser� aberta tamb�m aos filhos e as aulas ser�o ministradas na sede do pr�prio Sintramm. Primeiramente ser� oferecido o curso de espanhol.
 

Trabalhadores na movimenta��o de mercadorias de Campo Grande ter�o a oportunidade de aprender l�ngua estrangeira a partir deste ano. A oportunidade ser� aberta tamb�m aos filhos e as aulas ser�o ministradas na sede do pr�prio Sintramm (Sindicato dos Trabalhadores na Movimenta��o de Mercadorias de Campo Grande) e primeiramente ser� oferecido o curso de espanhol.
�Tomamos essa iniciativa porque entendemos e concordamos com a tese de que a solu��o para o desenvolvimento do Brasil est� na educa��o. Por isso precisamos dar oportunidade e incentivar at� a educa��o principalmente de nossos jovens�, afirmou Jos� Lucas da Silva, presidente do Sintramm, da Feintramag (Federa��o Interestadual dos Trabalhadores na Movimenta��o de Mercadorias de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) e representante da Central Sindical de Profissionais � CSP (regional MS).
Jos� Lucas tem insistido em divulgar que o empresariado precisa n�o s� permitir (dando as devidas condi��es de) que seus empregados estudem, como tamb�m at� estimul�-los para que iniciem e concluam n�veis de ensino anualmente. �Infelizmente o que vemos por a� � um quadro totalmente inverso, onde os empregados tentam estudar e o patronal for�a-os a faltar aulas at� chegar ao ponto de ficar invi�vel continuar estudar�, afirmou.
O diretor da CSP diz que n�o tem estat�stica do n�mero de estudantes do n�vel m�dio e de cursos superiores que desistem de estudar no transcorrer do ano por press�o da empresa onde trabalham. �N�o temos os n�meros da evas�o escolar, mas todos sabemos que os n�meros s�o alarmantes. S�o milhares de jovens e adultos que fazem suas matr�culas, come�am a estudar e depois desistem porque seu tempo fica tomado pelo trabalho�, afirmou Jos� Lucas.

Para ele, a classe patronal precisa se conscientizar de seu papel na sociedade, que n�o � de apenas oferecer oportunidades de trabalho, mas de ajudar para que tenhamos uma sociedade mais forte e competente. �Para isso os estudos s�o fundamentais. Vitais eu diria, para que o Estado e o P�is cres�a e se desenvolva com qualidade de vida para sua gente�, afirmou.
�Portanto, a classe patronal, seja ela p�blica ou privada, tem sim o dever de facilitar para que seus servidores e funcion�rios tenham oportunidade de aperfei�oar seus talentos; de conseguir conquistar novas profiss�es ou desenvolver mais as atividades que j� exercem�, insistiu Jos� Lucas.
ESPANHOL � O Sintramm est� contratando professor de l�ngua estrangeira (espanhol) para ensinar seus associados, trabalhadores na movimenta��o de mercadorias e a seus filhos. As aulas ser�o durante dois dias na semana: quarta (nos per�odos matutino e vespertino) e no s�bado pela manh�.
Uma sondagem feita entre os associados animou a dire��o da entidade devido ao grande interesse dos trabalhadores em aproveitar essa oportunidade de dominar a l�ngua espanhola e depois, quem sabe, buscar novos aprendizados e conquistar, gra�as a isso, novos e melhores patamares de trabalho. �Nosso objetivo � exatamente esse, de oportunizar aos nossos associados para que busquem ascens�o profissional e, consequentemente melhores sal�rios e qualidade de vida�, justificou o sindicalista que lamenta n�o ter tido esse tipo de oportunidade na vida quando jovem.