05/03/2012 - Jos� Lucas e Idelmar tomam posse na diretoria da CNTC em Bras�lia
 
Jos� Lucas da Silva, presidente a Feintramag MT/MS foi empossado esta semana na diretoria da CNTC (Confedera��o Nacional dos Trabalhadores no Com�rcio), com sede em Bras�lia. Ele e Idelmar da Mota Lima, presidente da Fetracom-MS s�o os representantes de MS naquela confedera��o.
 

A redu��o de jornada trabalhista de 44 para 40 horas semanais, sem redu��o dos sal�rios, o fim do fator previdenci�rio, que reduz em at� 40% o valor dos sal�rios dos aposentados e a luta pela regulamenta��o da profiss�o de Comerci�rio, que j� foi aprovado pelo Senado e agora est� na C�mara Federal para ser apreciado, s�o algumas metas da nova diretoria da Confedera��o Nacional dos Trabalhadores no Com�rcio � CNTC, empossada ontem em Bras�lia. Dois sindicalistas de Mato Grosso do Sul integram a diretoria da entidade encabe�ada por Levi Fernandes Pinto.

Presentes � solenidade o senador Paulo Paim (PT/RS), o deputado federal Paulinho da For�a, presidente da For�a Sindical e sindicalistas de todos os estados. O procurador geral do trabalho, Luiz Ant�nio Camargo de Melo, do Minist�rio P�blico do Trabalho, tamb�m estava presente, al�m de in�meras autoridades e lideran�as da classe patronal.

Idelmar da Mota Lima, presidente da Fetracom/MS (Federa��o dos Trabalhadores no Com�rcio e Servi�os de Mato Grosso do Sul); presidente do Sindicato dos Empregados no Com�rcio de Campo Grande � SEC/CG e presidente da For�a Sindical Regional Mato Grosso do Sul e Jos� Lucas da Silva, presidente da Feintramag MS/MT (Federa��o Interestadual dos Trabalhadores na Movimenta��o de Mercadorias de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) e coordenador geral do FST/MS (F�rum Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul) s�o os representantes do Estado na CNTC. Idelmar assumiu como 2� secret�rio e Jos� Lucas como membro do Conselho Fiscal.

A CNTC desenvolve um importante papel em defesa dos interesses dos trabalhadores brasileiros e n�o apenas ligados ao com�rcio, mas tamb�m trabalhadores gerais, informa Idelmar da Mota Lima. �A entidade soma for�as pelo estabelecimento de leis e regras que valorizam o desempenho dos trabalhadores. Uma de suas bandeiras j� est� sendo consolidada: a regulamenta��o da profiss�o de comerci�rios, que j� foi aprovado no Congresso Nacional. Outra grande bandeira � pela redu��o da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e fim do fator previdenci�rio, que reduz em at� 40% o valor das aposentadorias hoje no Brasil�.

CUT NA CONTRAM�O � Paulinho Pereira, presidente da For�a Sindical, teceu duras cr�ticas � CUT que est� desencadeando uma campanha em todo o pa�s pelo fim da contribui��o sindical. Ele n�o entende como a central pensa que os sindicatos v�o sobreviver sem esse recurso que � de vital import�ncia para manter os sindicatos em todos os Estados.

Al�m dessa central, membros da justi�a parecem �orquestrar� o mesmo prop�sito em diversos pontos do pa�s, procurando dificultar o recebimento dessa contribui��o pelos sindicatos. O deputado federal disse que s� n�o entende por que a justi�a n�o pega no p� dos sindicatos patronais que muitas vezes n�o tem sequer �meia d�zia� de associados. Em mar�o, segundo Paulinho Pereira, a CUT pretende desencadear uma campanha com esse objetivo em todo o pa�s: acabar com a contribui��o sindical. Todas as outras centrais s�o contra essa postura da CUT por que entendem que essa contribui��o � de vital import�ncia para sobreviv�ncia dos sindicatos brasileiros.

Nova Diretoria: Diretoria, efetivos: Levi Fernandes Pinto, Vicente da Silva, Valmir de Almeida Lima, Lourival Figueiredo Melo, Idelmar da Mota Lima, Luiz Carlos Motta, Saulo Silva, Luiz de Souza Arraes, Jos� Francisco de Jesus Pantoja Pereira, Maria Bernardete Lira Lieuthier, Guiomar Vidor, Ageu Cavalcante Lemos, Ronaldo Nascimento, Edson Ribeiro Pinto e Jos� Ribamar Rodrigues Filho. Diretoria (suplentes): Jos� Martins dos Santos, Ronildo Torres Almeida, Edson Geraldo Garcia, Elias Bernardino da Silva J�nior, Abdon Martins de Moura, Raimundo Miquilino da Cunha, Edson Ramos, Jos� Alves Paix�o, Leocides Fornazza, Telma Maria C�rdia, Jos� Carlos Perret Schulte, Milton Manoel da Silva Filho, Cl�ber Paiva Guimar�es, Jo�o de Santana, Cibele Cristina Lemos de Oliveira. Conselho Fiscal (efetivos): Dorvalino de Oliveira, Jos� Lucas da Silva, M�rcio Luiz Fatel. Conselho Fiscal (suplentes): Ant�nio Porciono Sobrinho, Raimundo Matias de Alencar e Aulino Bezerra Lima. Representa��o internacional: Ant�nio Caetano de Souza Filho, Luiz Jos� Gila da Silva, Armando Gon�alves Portela de Morais, Raimundo Firmino dos Santos, Vagnei Borges de Castro, Rosilene Schneider Glasser, Francisca das C.Soares da Silva, Manoel Santos de Oliveira, Jo�o Correia Gomes.