03/08/2011 - Centro-Oeste produz 35% dos gr�os do Pa�s.
 
Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goi�s e Distrito Federal destinam, juntos, 15 milh�es de hectares para a agropecu�ria
 

A contribui��o da regi�o nas exporta��es do agroneg�cio brasileiro tamb�m � expressiva, chegando a 18%, de acordo com dados da Confedera��o da Agricultura e Pecu�ria do Brasil (CNA).

Os bons �ndices de produ��o de alimentos da regi�o sustentam a realiza��o da Bienal dos Neg�cios da Agricultura do Brasil Central, evento realizado pelas federa��es de agricultura e pecu�ria da Regi�o CO. A Bienal acontece nos dias 11 e 12 de agosto, em Goi�nia (GO) e ter� participa��o expressiva do setor agr�cola de Mato Grosso do Sul, organizado pela Federa��o da Agricultura e Pecu�ria de MS (Famasul).

Os �ndices regionais e principais temas da atualidade do setor estar�o em debate no evento. Entre eles, o da agroenergia, um segmento que est� em constante crescimento e ganha evid�ncia no cen�rio internacional, cada vez mais interessado em sustentabilidade. O tema ser� abordado no painel �Ambiente do Neg�cio: desenvolvendo uma regi�o�, o qual contar� com a participa��o do diretor da Uni�o da Ind�stria de Cana-de-A��car (Unica), Marcos Jank.

As vantagens econ�micas e ambientais do uso da biotecnologia na agricultura brasileira tamb�m estar�o em pauta na Bienal. O palestrante � o engenheiro agr�nomo, Anderson Galv�o, membro do Conselho de Informa��es sobre Biotecnologia (CIB) e fundador da empresa C�lere, experiente no ramo de consultoria ao setor do agroneg�cio. Galv�o afirma que, ap�s anos de indecis�o, o Brasil passou a adotar uma postura pr�-ativa em rela��o � biotecnologia, inclusive com a consolida��o do ambiente legal e administrativo para uso dessas novas t�cnicas.

A Bienal colocar� em pauta os temas da atualidade nas principais cadeias produtivas do Brasil Central � soja , milho, algod�o e cana-de-a��car � , avaliando a import�ncia da regi�o para os alicerces da agricultura nacional. Mostrar�, tamb�m, como aproveitar as oportunidades de neg�cios e os desafios da verticaliza��o da produ��o agr�cola.

O evento � promovido pelas entidades representativas do segmento produtivo dos estados do Centro-Oeste ligadas � CNA: Federa��o da Agricultura e Pecu�ria de MS (Famasul), de Goi�s (Faeg), de Mato Grosso (Famato) e do Distrito Federal (Fape-DF). Por possu�rem caracter�sticas agr�colas semelhantes, os estados se uniram na organiza��o itinerante do evento, que nas edi��es anteriores aconteceu em Cuiab� (MT).

Fonte:Portal do Agroneg�cio