22/07/2011 - Acidentes de trabalho: 7 pessoas morrem por dia no Brasil
 
No Brasil, cerca de sete trabalhadores morrem diariamente v�timas de acidentes de trabalho. S�o pais e m�es de fam�lia que t�m a vida interrompida. � sob esse aspecto que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justi�a do Trabalho (CSJT) lan�aram o Programa Nacional de Preven��o de Acidentes de Trabalho.
 

No Brasil, cerca de sete trabalhadores morrem diariamente v�timas de acidentes de trabalho. S�o pais e m�es de fam�lia que t�m a vida interrompida. � sob esse aspecto que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justi�a do Trabalho (CSJT) lan�aram o Programa Nacional de Preven��o de Acidentes de Trabalho. A campanha chegou a emissoras de r�dio e televis�o.

O v�deo apresenta a mensagem "E o local onde eles mais fazem falta, n�o � no trabalho". A campanha apresenta n�meros impressionantes: em 2009, o INSS registrou 723.452 acidentes laborais. Esses acidentes resultaram em 2.496 mortes.

A boa not�cia � que esse n�mero vem caindo, embora numa propor��o insatisfat�ria: comparado com 2008, a queda foi de 4,3%. Ainda segundo os dados do servi�o de seguridade, do total de acidentados, 77,1% s�o homens, e 22,9% s�o mulheres.

Pessoas jovens s�o as mais suscet�veis. Os registros mostram que o maior n�mero de acidentados est� na faixa et�ria dos 20 aos 29 anos. Quanto �s doen�as de trabalho, o maior percentual est� entre trabalhadores de 30 a 39 anos.

A iniciativa visa � formula��o e execu��o de programas e a��es nacionais voltados � preven��o de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Pol�tica Nacional de Seguran�a e Sa�de no Trabalho.

O principal objetivo do programa � reverter o cen�rio de crescimento do n�mero de acidentes de trabalho presenciado no Brasil nos �ltimos anos. Para saber mais sobre o programa, visite a p�gina www.tst.jus.br.