29/06/2011 - Centrais de MS v�o fazer barulho em Bras�lia dia 6
 
As centrais sindicais em Mato Grosso do Sul j� come�aram a convocar a sua milit�ncia para o Dia Nacional de Mobiliza��o em Defesa da Agenda dos Trabalhadores, programado para 6 de julho, em Bras�lia. A redu��o de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem diminui��o dos sal�rios e enterrar de uma vez por todas o fator previdenci�rio, s�o algumas bandeiras defendidas pelas entidades, informa Jos� Lucas da Silva, diretor da CGTB nacional.
 

As centrais sindicais em Mato Grosso do Sul j� come�aram a convocar a sua milit�ncia para o Dia Nacional de Mobiliza��o em Defesa da Agenda dos Trabalhadores, programado para 6 de julho, em Bras�lia. A redu��o de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem diminui��o dos sal�rios e enterrar de uma vez por todas o fator previdenci�rio, que reduz em at� 40% o valor das aposentadorias, s�o algumas das reivindica��es dos trabalhadores brasileiros contidas na agenda das centrais.
Jos� Lucas a Silva, diretor da CGTB nacional e presidente da Federa��o Interestadual de Trabalhadores na Movimenta��o de Mercadorias de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (Feintramag) disse que as centrais (CGTB, For�a Sindical, CTB, NCST e UGT) pretendem mostrar sua for�a em Bras�lia no dia 6 onde pretendem reunir milhares de pessoas.
�Depois dessa etapa de mobiliza��o e exposi��o nacional, n�s passaremos a usar de outras estrat�gias principalmente junto aos nossos deputados federais e senadores para aprovar essas e outras medidas que beneficiam os trabalhadores brasileiros�, justificou Jos� Lucas.
Sindicalistas de Mato Grosso do Sul j� est�o, h� algum tempo, fazendo press�o junto aos parlamentares da bancada de MS para aprovar a redu��o de jornada para 40 horas semanais e o fim do �famigerado� fator previdenci�rio, entre outras medidas importantes em benef�cio dos trabalhadores.
�N�s, trabalhadores e sindicalistas brasileiros, n�o aceitamos o argumento de que sal�rio gera infla��o no mercado�, afirma Jos� Lucas que n�o tem d�vida de que com a redu��o de jornada, aumentar� o n�mero de novos empregos e o mais importante: �Os trabalhadores ter�o tempo para estudar e se qualificar para o mercado de trabalho. Al�m disso, a qualidade de vida de sua fam�la ser� muito maior, pois ter� mais tempo para passar com os filhos, esposa e a fam�lia de um modo geral�, argumento Jose Lucas.

FOR�A � Idelmar da Mota Lima, presidente da For�a Sindical Regional Mato Grosso do Sul, confirmou a mobiliza��o de sindicalistas do Estado para a manifesta��o nacional no pr�ximo dia 6 em Bras�lia. �Levaremos dezenas de sindicalistas de MS para engrossarmos e fortalecermos essa manifesta��o nacional que precisa urgentemente alcan�ar seus objetivos�, explicou.
O presidente da For�a Sindical regional explicou que al�m dessas quest�es j� mencionadas, existem, ainda, possibilidade de avan�os em temas como:
- Amplia��o constitucional de quatro para seis meses da licen�a-maternidade;
- Garantia de estabilidade no emprego para todos os dirigentes sindicais, inclusive suplentes e membros do conselho fiscal;
- Regulamenta��o do direito de negocia��o para os servidores p�blicos e
- Regulamenta��o da presta��o de servi�os terceirizados, com igualdade de direitos entre empregados da terceirizada e da contratante dos servi�os.
Para que esses pontos sejam aprovados no Congresso, entretanto, � fundamental que as centrais sindicais intensifiquem o processo de mobiliza��o e press�o sobre os parlamentares, dentro da estrat�gia de unidade de a��o em torno de uma agenda trabalhista, que inclui outros temas al�m desses mencionados.