02/12/2010 - Aumento da expectativa de vida deve achatar em 0,4% benef�cio da aposentadoria
 
Folha Online - Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, haver� uma redu��o m�dia de 0,4% no benef�cio do trabalhador que se aposentar a partir desta quarta-feira (1/12).
 

Folha Online - Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, haver� uma redu��o m�dia de 0,4% no benef�cio do trabalhador que se aposentar a partir desta quarta-feira (1/12). De acordo com os dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica), a expectativa de vida ao nascer passou de 72 anos e 10 meses (72,86) em 2008 para 73 anos e 2 meses (73,17) em 2009.

O achatamento ocorre devido ao fator previdenci�rio, mecanismo utilizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para tentar adiar a aposentadoria dos trabalhadores mais jovens, penalizando quem se aposenta mais cedo por tempo de contribui��o j� que esse segurado, teoricamente, vai receber o benef�cio por mais tempo.

Entenda o que � o fator previdenci�rio
Veja a atual tabela do fator previdenci�rio
Acompanhe a Folha no Twitter
Conhe�a a p�gina da Folha no Facebook

O c�lculo leva em conta a idade do segurado ao se aposentar, o tempo de contribui��o para a Previd�ncia Social e a expectativa de sobrevida, de acordo com o IBGE. A nova tabela do fator previdenci�rio vale at� 30 de novembro de 2011.

DIAS A MAIS

Newton Conde, atu�rio especializado em previd�ncia, diretor da Conde Consultoria e professor da Fipecafi-FEA USP, estima que, no per�odo de idade em que se concedem aposentadorias, ou seja, dos 39 aos 80 anos, a expectativa de vida dos segurados aumentou, em m�dia, 39 dias entre 2008 e 2009.

Pela t�bua de 2008, a expectativa de vida de um homem de 50 anos, por exemplo, era de 28,90 anos. Na t�bua em vigor atualmente passou para 29,00. Com isso, a Previd�ncia pagar� o benef�cio para esse segurado at� os 79,00 anos e n�o mais 78,90, o que representa um aumento de 36 dias no desembolso do governo federal.

Conde destaca ainda que n�o � poss�vel generalizar. "Vai depender da situa��o de cada segurado, j� que a expectativa de vida para algumas idades n�o sofreu altera��es e, para outras, foi agravada em mais de dois meses --62 dias, no m�ximo", explica.

A exce��o, completa, � feita aos que solicitarem aposentadoria aos 72, 74, 75 e 76 anos. "Nesses casos, n�o houve altera��o na expectativa de vida, logo, n�o � preciso trabalhar nenhum dia a mais para recompor o benef�cio."

REGRAS

Para se aposentar por tempo de contribui��o, o homem deve comprovar pelo menos 35 anos e a mulher, 30 anos.

J� para se aposentar por idade, � necess�rio ter, no m�nimo, 65 anos (homens) e 60 anos (mulher). Nesse caso, o uso do fator previdenci�rio no c�lculo do valor da aposentadoria � opcional, s� sendo usado, portanto, se for beneficiar o trabalhador.

Uma mulher de 60 anos, por exemplo, que tiver come�ado a contribuir com 25 ter� um fator de 1,004 (veja cruzamento na tabela), logo ser� indiferente para ela o uso do fator previdenci�rio, que � um multiplicador do sal�rio de benef�cio (m�dia dos 80% maiores sal�rios de contribui��o para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999).

Se esse n�mero for inferior a 1, portanto, vai diminuir a aposentadoria. Esse � o caso de uma mulher de 59 anos de idade --que s� pode se aposentar por tempo de contribui��o-- que contribuiu pelos mesmos 35 anos, obtendo um fator de 0,966.

Em junho deste ano, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva vetou o fim do fator previdenci�rio, aprovado em maio pelos parlamentares.