03/11/2010 - Centrais sindicais querem aumento real do sal�rio m�nimo para 2011
 
As centrais sindicais querem aumento real do sal�rio m�nimo para 2011. Elas est�o propondo aos congressistas uma revis�o nos termos do acordo em rela��o ao c�lculo de reajuste previsto (infla��o + PIB), tendo em vista que por causa da crise financeira de 2009 o PIB registrou crescimento zero, influenciando para baixo o reajuste esperado para o ano que vem.
 

As centrais sindicais querem aumento real do sal�rio m�nimo para 2011. Elas est�o propondo aos congressistas uma revis�o nos termos do acordo em rela��o ao c�lculo de reajuste previsto (infla��o + PIB), tendo em vista que por causa da crise financeira de 2009 o PIB registrou crescimento zero, influenciando para baixo o reajuste esperado para o ano que vem.



Idelmar da Mota Lima, presidente da For�a Sindical Regional Mato Grosso do Sul informou que dias atr�s as centrais sindicais estiveram com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao qual apresentaram suas reivindica��es relativas ao reajuste do sal�rio m�nimo. �As centrais foram categ�ricas em afirmar ao ministro que n�o v�o abrir m�o de um piso para 2011 equivalente � varia��o da infla��o mais um aumento real. Sem isso seria uma injusti�a para com os trabalhadores brasileiros�, comentou.



O presidente nacional da For�a Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, deputado federal pelo PDT, mesmo partido de Lupi, que esteve presente � reuni�o, garantiu que o ministro se comprometeu a lutar com os trabalhadores para conseguir esse objetivo.



Sindicalistas de todo Brasil, segundo Idelmar da Mota Lima, v�o ao Congresso Nacional reivindicar que os deputados aprovem, ainda no governo de Luiz In�cio Lula da Silva, o projeto de lei que d� ao sal�rio m�nimo, at� 2023, corre��es autom�ticas conforme a infla��o e o crescimento do PIB.



O objetivo do movimento sindical brasileiro, segundo Idelmar, � manter a tend�ncia de garantir ganhos reais para o sal�rio m�nimo, o que j� ocorre desde o in�cio do governo Lula.



Para o presidente nacional da For�a Sindical, �ao valorizar o piso nacional, o movimento sindical brasileiro est� contribuindo para o aumento do poder aquisitivo de milh�es de pessoas e, consequentemente, ativando o consumo, a produ��o e o emprego�.



Segundo o Dieese, desde abril de 2002, o m�nimo foi reajustado nominalmente em 155%, o que corresponde a um aumento real de 53,67%. Este desempenho � resultado da luta dos trabalhadores e das negocia��es entre as centrais e o governo Lula, avalia Paulinho.



Aposentados - Depois de impetrar 70 a��es na justi�a de Mato Grosso do Sul de revis�o de valor de aposentadoria, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da For�a Sindical � Sindnapi, Sub-sede Regional MS prepara mais 120 a��es de pessoas da Capital e interior do Estado. A informa��o � do presidente da entidade em MS, professor J�nio Batista de Macedo.



O Sindnapi conta com o apoio da For�a Sindical Regional Mato Grosso do Sul para lutar pelos direitos dos aposentados que v�m sofrendo com o vigor do Fator Previdenci�rio que reduz em at� 40% o valor das aposentadorias e pens�es no Brasil. �Esse fator previdenci�rio penaliza a vida dos trabalhadores quando chegam na idade de se aposentar. Eles perdem boa parte do valor de seus vencimentos por conta dessa medida que precisa acabar�, comentou Idelmar da Mota Lima, presidente da For�a MS.



Segundo Idelmar, o Fator Previdenci�rio foi derrubado no Congresso Nacional e est� nas m�os do presidente Lula para ser sancionado ou vetado. Houve um acordo com as lideran�as sindicais e o legislativo, segundo Idelmar, para que a mat�ria s� fosse discutida depois das elei��es. �A partir da pr�xima semana vamos voltar � carga total em Bras�lia para pressionar o presidente a sancionar a decis�o do Congresso que acaba com o fator previdenci�rio�, comentou.