03/11/2010 - Movimento sindical quer redu��o de jornada para 40 horas semanais
 
A redu��o de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais de trabalho, sem redu��o dos sal�rios e uma ampla reforma tribut�ria no Pa�s, s�o duas das principais reivindica��es do movimento sindical brasileiro � presidenta eleita Dilma Roussef.
 

A redu��o de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais de trabalho, sem redu��o dos sal�rios e uma ampla reforma tribut�ria no Pa�s, s�o duas das principais reivindica��es do movimento sindical brasileiro � presidenta eleita Dilma Roussef, informa Estev�o Rocha dos Santos, vice-presidente da For�a Sindical Regional Mato Grosso do Sul. �As centrais sindicais e as confedera��es nacionais de trabalhadores est�o empenhadas em apoiar o novo governo brasileiro para que o Pa�s alcance novos patamares de crescimento e a reforma tribut�ria vai ajudar muito nesse processo�, afirmou o sindicalista.


A redu��o de jornada para 40 horas semanais, segundo Estev�o Rocha, v�o permitir que as empresas formem novos quadros de funcion�rios, proporcionando maior distribui��o de renda e gerando mais empregos. �N�s confiamos na nova presidenta eleita. Ela far� um bom governo pois j� demonstrou isso somando for�as com partidos aliados e estabelecendo um plano de metas e objetivos para seu governo�, afirmou.


Em Mato Grosso do Sul a For�a Sindical, CTB, CGTB e CUT participaram das elei��es em apoio a Dilma Roussef. Elas criaram o Comit� Sindical Pr�-Dilma, que procurou aglutinar for�as do movimento sindical do Estado para apoiar a candidada e suas propostas de governo.


Em meados de outubro as confedera��es de trabalhadores no com�rcio, ind�stria e outros segmentos da economia nacional, com sede em Bras�lia, encaminharam documento a Dilma Roussef, quando ent�o candidada, demonstrando apoio e ao mesmo tempo j� se posicionando com rela��o algumas quest�es de interesse da classe trabalhadora, como por exemplo:


- Apoio � Proposta de Emenda Constitucional de combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil (PEC 438/2001); Projeto que tramita no Congresso nacional que prev� o combate permanente �s pr�ticas anti-sindicais e apoio tamb�m ao Projeto que tramita no Congresso Nacional que regulamenta as terceiriza��es de modo a defender os interesses dos trabalhadores para empresa contratada e coibir a pr�tica de terceiriza��o nas atividades fins das empresas (PL 1621/2007, PL 4302/1998 e PL 4330/2004).


Estev�o Rocha dos Santos, que preside tamb�m, em Mato Grosso do Sul, o SEAAC/MS (Sindicato dos Empregados de Agentes Aut�nomos do Com�rcio e em Empresas de Assessoramento, Auditoria, Per�cias, Informa��es e Pesquisas e de Empresas de Servi�os Cont�beis de MS. Ex-Sintraconta) disse que o fato de Dilma Roussef ter maioria tanto na C�mara Federal como no Senado, vai ajudar bastante para que suas propostas de melhoria para o pa�s passem com maior facilidade pelo Congresso Nacional.

Entretanto ele diz que ser� necess�rio que o governo tenha lideran�as fortes nas duas casas (C�mara e Senado) para que a tramita��o das propostas de melhorias n�o sofram obst�culos. �O movimento sindical de Mato Grosso do Sul e do Brasil est� confiante no trabalho que dever� ser desenvolvido pela primeira mulher eleita para presidir o Brasil�, afirmou Rocha do Santos.