19/08/2010 - Sindicalistas ap�iam greve dos servidores do Minist�rio do Trabalho
 
A greve dos funcion�rios p�blicos do Minist�rio do Trabalho e Emprego � MTE, que come�ou hoje em todo Pa�s e em Mato Grosso do Sul, tem o apoio do FST/MS (F�rum Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul) e da For�a Sindical.
 

A greve dos funcion�rios p�blicos do Minist�rio do Trabalho e Emprego � MTE, que come�ou hoje em todo Pa�s e em Mato Grosso do Sul, tem o apoio da For�a Sindical Regional MS e do F�rum Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul - FST/MS. As duas entidades criticam o descaso do governo com esse setor que ficou �maginalizado� no governo Lula.
O vice-presidente da For�a Sindical MS, Estev�o Rocha dos Santos e o coordenador geral do FST, Jos� Lucas da Silva, estiveram hoje pela manh� em frente � Superintend�ncia Regional do Trabalho e Emprego, onde dezenas de funcion�rios portando faixas e cartazes, fizeram piquetes em frente ao �rg�o que n�o atendeu ao p�blico.
�O presidente Lula fez muito pelo Brasil mas deixou a desejar em rela��o aos empregados do Minist�rio do Trabalho e Emprego�, afirmou Jos� Lucas da Silva, que preside a FEINTRAMAG MS/MT . Segundo ele, levantamentos nacionais d�o conta do tamanho do descaso do governo para com essa categoria: O INSS que possui 35 mil trabalhadores, promove uma m�dia de 63 milh�es de atendimentos/ano enquanto os funcion�rios do minist�rio s�o em 5.900 em todo Pa�s e promovem um atendimento/ano muito maior: 72 milh�es.

O vice-presidente da For�a Sindical, Estev�o Rocha dos Santos tamb�m criticou o descaso do governo Lula com os trabalhadores do Minist�rio do Trabalho. �� preciso dar melhores condi��es de trabalho e de sal�rio para esses funcion�rios que desempenham importante papel junto � classe trabalhadora brasileira�, comentou.

A For�a Sindical Regional Mato Grosso do Sul tomou conhecimento tamb�m de que quase 50% dos servidores administrativos rec�m concursados deixaram o Minist�rio porque recebiam o pior sal�rio da administra��o direta federal e que essa rotatividade s� beneficia o patr�o.

Segundo os grevistas, o Governo Federal n�o investe na moderniza��o do atendimento e v�rias ag�ncias do minist�rio transmitem dados do Seguro-Desemprego atrav�s de LAN-houses, pois n�o possuem acesso � internet. H� ind�cios tamb�m de que R$ 2 bilh�es que deveriam beneficiar voc� com o Seguro-desemprego s�o desviados anualmente devido �s fraudes e que parte desse dinheiro poderia ser aplicado no resgate do Minist�rio. Por este motivo muitos trabalhadores n�o recebem o seguro-desemprego, FGTS, Abono Salarial do PIS/PASEP e aux�lios previdenci�rios.

�A greve no MTE perdura , pelo que nos consta, porque o Minist�rio do Planejamento descumpriu o acordo celebrado em 2008 e nunca apresentou qualquer proposta para a categoria�, afirmou Estev�o Rocha depois de manter contato com a comiss�o de greve em Mato Grosso do Sul. �Pelo que nos disseram, os servidores do minist�rio lutam pela implanta��o do plano de carreira, contra a destrui��o do �rg�o e pela continuidade da presta��o de servi�os p�blicos , gratuitos e de qualidade aos trabalhadores brasileiros�, comentou o vice-presidente da For�a Sindical Regional MS.