20/05/2010 - Centrais e o FST-MS comemoram a aprova��o do Ficha Limpa
 
As centrais sindicais CTB, CGTB, For�a Sindical em Mato Grosso do Sul e o FST/MS (F�rm Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, coordenado por Jos� Lucas da Silva, presidente da FEINTRAMAG MT/MS, comemoram a aprova��o dos projetos da Ficha Limpa e o fim do Fator Previdenci�rio.
 

As centrais sindicais CTB, CGTB, For�a Sindical em Mato Grosso do Sul e o FST/MS (F�rm Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, coordenado por Jos� Lucas da Silva, presidente da FEINTRAMAG MT/MS, comemoram a aprova��o dos projetos da Ficha Limpa; o fim do Fator Previdenci�rio - que reduz em at� 40% o valor das aposentadorias hoje no Pa�s - e o aumento de 7,72% dos benef�cios dos aposentados que recebem acima de um sal�rio m�nimo.

Essas medidas foram aprovadas ontem pelo Senado que viveu uma quarta-feira (19) de intensa jornada de vota��es. As duas mat�rias foram aprovadas depois de acordo entre lideres partid�rios que envolveu at� mesmo a realiza��o de uma sess�o extraordin�ria para vencer obst�culos de uma pauta trancada por medias provis�rias e pelos projetos do pr�-sal.

A sess�o extraordin�ria foi realizada justamente para a aprecia��o do Fica Limpa, aprovado pela manh� na Comiss�o de Constitui��o, Justi�a e Cidadania (CCJ) e depois em plen�rio, onde tamb�m foi aprovado por unanimidade. Agora o projeto s� depende da sans�o do presidente Lula para entrar em vigor imediatamente, valendo para as elei��es deste ano.

�O Ficha limpa � fundamental para promover a t�o sonhada revolu��o nos costumes da vida pol�tica brasileira, visto que vai dificultar a candidatura de corruptos e daqueles que cometeram crimes como assassinato e tr�fico de drogas�, comentou Ricardo Martinez Froes, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) em Mato Grosso do Sul.

Para ele, o Brasil vive um �momento hist�rico� com a aprova��o desse projeto. Ele considerou tamb�m como: �um grande passo rumo � extirpa��o de indiv�duos inescrupulosos na vida p�blica brasileira�. Idelmar da Mota Lima, presidente da For�a Sindical no Estado comunga da mesma opini�o. Para ele o momento � de �comemora��o� pois entende que somente atitudes como esta, que partiu da iniciativa da pr�pria comunidade, � que �as coisas� v�o melhorar no Brasil.

�O povo brasileiro est� de parab�ns, n�o s� pela elabora��o da proposta do Ficha Limpa, como tamb�m pela press�o que exerceu nos parlamentares para que o projeto fosse votado logo e sem a cria��o de �v�lvulas de escape para a bandidagem que sempre fez parte do poder constitu�do neste pa�s�, acrescentou o presidente da For�a Sindical MS.

Idelmar n�o tem d�vida de que o presidente Lula vai agir com o mesmo bom senso que os parlamentares e sancionar logo o projeto para que entre em vigor j� para as elei��es deste ano. �Em plena corrida eleitoral, ele (presidente Lula) n�o seria capaz de cometer um deslize desse, de n�o sancionar o Ficha Limpa em tempo para vigorar para essas elei��es�, afirmou o presidente da For�a MS.

Samuel da Silva Freitas, presidente da CGTB/MS (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) tamb�m enalteceu a agilidade do Senado em aprovar por unanimidade o Ficha Limpa e o fim do Fator Previdenci�rio. �Agora � a vez do eleitor de exercer bem esse poder que tem nas m�os e fazer escolhas acertadas para levar ao poder aqueles realmente comprometidos com o bem comum. Basta de corrup��o neste pa�s. O povo brasileiro j� n�o ag�enta mais esse estado de coisas�, comentou.

Fator Previdenci�rio � O fim do fator previdenci�rio era uma meta h� muito almejada pelo movimento sindical brasileiro. No Estado uma das entidades que fez dessa proposta um sacerd�cio foi o F�rum Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul �FST/MS, que comemora sua aprova��o e prepara novos embates para que o presidente Lula n�o vete a proposta como j� anunciou lideran�as do governo no Senado no dia de sua aprova��o.

Jos� Lucas da Silva, coordenador geral do FST/MS disse que o fator previdenci�rio vinha cometendo grandes injusti�as com os novos aposentados no Brasil, uma vez que ele (fator) vem reduzindo em at� 40% o valor das aposentadorias. �Uma injusti�a para quem trabalhou a vida inteira e contribuiu com a Previd�ncia Social o suficiente para ter uma aposentadoria digna�, afirmou. Ele acredita que a opini�o p�blica vai impedir o presidente Lula de vetar a proposta aprovada ontem.