02/02/2010 - Centrais sindicais v�o lan�ar candidatos � C�mara e ao Senado
 
O movimento sindical brasileiro quer aumentar a representatividade dos trabalhadores no legislativo brasileiro
 

Cansadas de apanhar no Congresso Nacional; de travar verdadeiras batalhas para evitar a aprova��o de mat�rias que v�o a desencontro aos interesses dos trabalhadores, as centrais sindicais est�o determinadas a reverter esse quadro elegendo candidatos � C�mara Federal e ao Senado nas elei��es deste ano em todos os Estados. A informa��o � de Idelmar da Mota Lima, presidente da For�a Sindical Mato Grosso do Sul.

Segundo ele, a id�ia vinha sendo amadurecida h� algum tempo. No ano passado as dire��es nacionais das centrais resolveram se unir com esse prop�sito de eleger parlamentares em todos os Estados. �Cada regi�o dever� analisar sua realidade. Ou seja, pode ocorrer do movimento sindical resolver apoiar algum candidato que j� se identifica com a bandeira do trabalhador. Pode haver caso tamb�m do candidato sair do pr�prio movimento sindical�, explicou.

Estev�o Rocha dos Santos, vice-presidente da For�a Sindical MS � um dos principais articulistas pol�tico do movimento sindical de Mato Grosso do Sul. Ele garante que � poss�vel sim as centrais elegerem diversos parlamentares em todos os Estados. Em Mato Grosso do Sul, segundo ele, os trabalhadores, atrav�s das centrais sindicais, poder�o eleger inclusive parlamentares para a Assembl�ia Legislativa.

As entidades dever�o passar a dialogar mais sobre o processo eleitoral deste ano para fechar apoio em torno de poss�veis candidatos, independentemente de partidos pol�ticos em que estiverem filiados. �N�o temos d�vida de que s� interferindo no processo eleitoral podemos reverter os problemas que enfrentamos hoje principalmente no Congresso Nacional�, explica Estev�o Rocha que preside o Sintraconta/MS (Sindicato dos Trabalhadores de Contabilistas Aut�nomos e em Empresas de Assessoramento, Auditoria, Per�cias, Informa��es e Pesquisas e de Empresas de Servi�os Cont�beis de MS).

Jos� Lucas da Silva, coordenador geral do F�rum Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul �FST/MS (entidade que integra mais de 100 sindicatos e federa��es de trabalhadores) tamb�m est� empenhado na luta pela elei��o de parlamentares lan�ados pelo movimento sindical. �No Congresso Nacional existem in�meras mat�rias que visam acabar com direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo dos anos. N�o podemos ficar de bra�os cruzados. Temos que eleger pessoas comprometidas com a luta do trabalhador�, comentou.

Os deputados federais Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da For�a e Dagoberto Nogueira , ambos do PDT e o senador Paulo Paim (PT/RS), s�o citados como exemplo de parlamentares comprometidos com a luta dos trabalhadores, lembra Jos� Lucas da Silva. �Eles s�o bons, assim como tantos outros que j� exercem mandato. Mas precisamos eleger mais�, afirma.


Presid�ncia da Rep�blica - As seis centrais sindicais reconhecidas pelo Minist�rio do Trabalho (For�a Sindical, CUT, CTB, CGTB, UGT e NSCT) aprovaram em janeiro a realiza��o de uma confer�ncia nacional, em forma de marcha, que ocorrer� em S�o Paulo no dia 1� de junho, quando ser� lan�ado um programa pol�tico conjunto. Ap�s a confer�ncia, o documento ser� direcionado � campanha que mais se aproximar das propostas. A ideia, segundo os l�deres, � fechar o apoio ao candidato que ser� apoiado nas elei��es de outubro j� em junho. "Vamos dizer, com o programa na m�o, qual � o candidato ou candidata que tem condi��o de implantar esse projeto", afirmou Wagner Gomes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).