18/05/2009 - For�a Sindical discute fim do fator previdenci�rio na sua 5� Plen�ria amanh�, 19
 
O fim do fator previdenci�rio, que reduz em mais de 30% o valor das aposentadorias, � um dos assuntos que vai a debate amanh� (19) pela For�a Sindical, durante sua 5� Plen�ria Estadual.
 

O fim do fator previdenci�rio, que reduz em mais de 30% o valor das aposentadorias, � um dos assuntos que vai a debate amanh� (19) pela For�a Sindical, durante sua 5� Plen�ria Estadual, onde diversos assuntos internos e nacionais ser�o discutidos com sindicalistas sul-mato-grossenses. O encontro come�a �s 9 horas no audit�rio da Feintramag (Federa��o Interestadual dos Trabalhadores na Movimenta��o de Mercadorias de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), em Campo Grande, na Rua Simon Bol�var, 332 (rua do Motel Lua) no Jardim Paulista.

Al�m de discutir temas nacionais, esse encontro servir� tamb�m para debate de algumas quest�es internas que buscam o fortalecimento da entidade na luta pelos interesses dos trabalhadores em suas diversas �reas de atua��o.

O presidente da For�a em Mato Grosso do Sul, Idelmar da Mota Lima informou que a plen�ria estadual contar� com a presen�a de representantes da nacional: S�rgio Luiz Leite, 1� secret�rio da executiva nacional e Marcos Perioto, assessor pol�tico da entidade.

O diretor da For�a Sindical MS, Jos� Lucas da Silva disse que o encontro vai discutir tamb�m a participa��o de sindicalistas do Estado no 6� Congresso Nacional da For�a Sindical, que ser� realizado em Praia Grande (SP), dias 29, 30 e 31 de julho. �J� temos a confirma��o de dezenas de sindicalistas de nosso estado para participar desse encontro. Dois �nibus j� est�o reservados para a caravana de Mato Grosso do Sul�, comentou.

Fator Previdenci�rio

Jos� Lucas da Silva informou tamb�m que o fator previdenci�rio pode estar com os dias contados. Um projeto que tramita no Congresso Nacional pede seu fim, j� que � nocivo aos interesses dos trabalhadores. �A For�a Sindical e demais centrais sindicais est�o vigilantes e exercendo muita press�o para essa mudan�a�, comentou Lucas.
O sindicalista explicou que o Fator Previdenci�rio foi aprovado em 1999, como parte da Reforma da Previd�ncia iniciada em 1998 no governo FHC. A Lei N� 9.876, que cria o Fator Previdenci�rio, modificou os crit�rios de c�lculo dos benef�cios e foi um dos maiores ataques aos direitos do trabalhador no Brasil. Ele reduz de 25 a 40% as aposentadorias e prejudica principalmente os mais pobres e aqueles que come�am a trabalhar jovens.
Com o Fator Previdenci�rio, um trabalhador urbano que possui 60 anos de idade e 25 anos de contribui��o, e quiser se aposentar por idade, n�o receber� o valor integral de sua aposentadoria. Para receb�-lo, ter� que trabalhar mais alguns anos para completar o tempo de contribui��o m�nimo. Ir� se aposentar aos 70, sendo que a expectativa de vida m�dia do brasileiro � 71 anos, segundo o IBGE.