13/02/2009 - Sindicalistas querem provar a inexist�ncia de crise em MS
 
Sindicalistas de Mato Grosso do Sul querem realizar nos pr�ximos dias uma audi�ncia p�blica para mostrar para a sociedade, de uma vez por todas, que n�o existe crise nas ind�strias como a FIEMS tentou pregar.
 

Sindicalistas de Mato Grosso do Sul querem realizar nos pr�ximos dias uma audi�ncia p�blica para mostrar para a sociedade, de uma vez por todas, que n�o existe crise nas ind�strias como a FIEMS (Federa��o das Ind�strias de Mato Grosso do Sul) tentou pregar at� o in�cio desta semana no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) onde a tentativa de redu��o salarial e outras medidas, foram aniquiladas pelo movimento sindical que participou em peso na manh� de segunda-feira no tribunal.



�Ao contr�rio do que ainda vem sendo dito atrav�s de alguns meios de comunica��o de nosso Estado, o movimento sindical n�o tem feito reuni�es para discutir as propostas da FIEMS. N�o � nada disso, essas propostas s�o �guas passadas. Estamos sim querendo agora mostrar para a sociedade e para as pr�prias ind�strias, que sabemos, atrav�s de dados estat�sticos, que n�o existe a crise que ela (FIEMS) tentou maquiar para a opini�o p�blica�, explicou o coordenador do F�rum Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul � FST/MS, Jos� Lucas da Silva.



O sindicalista explicou que a situa��o dos frigor�ficos n�o ocorre em fun��o da crise mundial, mas sim devido a um problema mais antigo: �Trata-se de uma quest�o que vem se arrastando desde o epis�dio da febre aftosa, que ocorreu h� mais de ano e que at� hoje os reflexos do campo, onde os pecuaristas tiveram que abater matrizes. Hoje a escassez de oferta � que tem provocado todos esses problemas, aliados ainda a quest�es de descredenciamento para o mercado externo�, comentou.



Para tratar dessa audi�ncia p�blica, sindicalistas v�o hoje � Assembl�ia Legislativa para falar com alguns parlamentares. �s 11 horas eles conversam com o deputado Amarildo Cruz (PT). O vice-presidente da For�a Sindical, Estev�o Rocha, membro do PDT regional, dever� procurar apoio junto ao deputado Ari Rigo (PDT) e demais parlamentares do partido para conseguir apoio da Assembl�ia Legislativa para a realiza��o dessa audi�ncia p�blica para discutir a exist�ncia ou n�o de crise nas ind�strias do Estado.



Al�m da participa��o da Assembl�ia, os sindicalistas querem a participa��o tamb�m, nessa audi�ncia, de representantes do Estado e dos munic�pios (Assomasul) e de outros segmentos econ�micos.



A comiss�o de sindicalistas que trata da organiza��o desse evento � formada pelos seguintes l�deres, al�m dos nomes j� mencionados: Alexandre Costa, presidente da CUT; Idelmar da Mota Lima, presidente da For�a Sindical; Samuel da Silva Freitas, presidente da CGTB; Jos� Roberto Silva, presidente da Federa��o dos Trabalhadores nas Ind�strias de Mato Grosso do Sul � FTI/MS e Vilson Gimenes, presidente da Federa��o dos Trabalhadores nas Ind�strias de Alimenta��o de MS � FTIA/MS, entre outros.