01/12/2008 - FST n�o aceita socorro financeiro p�blico aos bancos privados
 
O F�rum Sindical n�o aceita que se despejem centenas de bilh�es de reais do dinheiro p�blico nas m�os de banqueiros e de grandes empres�rios para salvar-lhes da crise que eles mesmos criaram.
 

O F�RUM SINDICAL DOS TRABALHADORES - FST, sempre esteve na defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores, sejam ativos, aposentados ou pensionistas. Por isso, nesses momentos de crise econ�mica n�o aceitamos que se despejem centenas de bilh�es de reais do dinheiro p�blico nas m�os de banqueiros e de grandes empres�rios para salvar-lhes da crise que eles mesmos criaram, sem nenhuma contrapartida, ou seja, manuten��o dos empregos e a promo��o do emprego.



Os aposentados (as) e pensionistas do Brasil est�o vivendo momentos dif�ceis, pois h� muito tempo sofrem com a defasagem em seus proventos. Eles n�o est�o mais conseguindo suprir necessidades b�sicas do dia a dia.



N�o h� d�ficit na previd�ncia social de nosso pa�s, apesar deste ser o argumento utilizado para tentar justificar a retirada de direitos, o que h� na verdade s�o desvios or�ament�rios para outras finalidades, atrav�s da desvincula��o das receitas da uni�o (DRU). Nos �ltimos oitos anos o super�vit da seguridade social somou R$ 340 bilh�es, m�dia de R$ 42,48 bilh�es ao ano, que foram destinados ao pagamento dos juros da d�vida p�blica.



Neste momento tr�s projetos tramitam no Congresso Nacional. Um deles extingue (revogando) o famigerado FATOR PREVIDENCIARIO que � o PLS 293/03; o outro garante a RECUPERA��O DO VALOR DAS APOSENTADORIAS E PENS�ES com base no sal�rio m�nimo - PLC 42/07 e o terceiro GARANTEM VINDO ATUALIZAR O REAJUSTE IGUAL AO DO SAL�RIO M�NIMO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS - PLS 58/03.



N�o aceitamos e n�o admitimos que fossem feitas negocia��es atrav�s de um verdadeiro Balc�o de Neg�cios, aceitarem uma poss�vel troca do fim do fator previdenci�rio pelo aumento da idade m�nima para as aposentadorias.

A hora � de lutar, mobilizar e exigir dos parlamentares (deputados federais), que aprovem os Projetos de autoria do Senador Paulo Paim-RS: Aposentadoria n�o se negocia!



Diante desta atual situa��o, j� que as tentativas de entendimento e de negocia��es com o Ministro da Previd�ncia Social com os Senadores se frustram, estamos convidando todos os companheiros que s�o sens�veis e esta causa, para comparecerem e se juntar a essa solid�ria corrente de justi�a social, uma noite de Vig�lia no Plen�rio do Senado Federal, no dia 02 de dezembro (das 18:00 �s 06:00 horas), como forma de protesto, com a cobertura ao vivo da TV Senado, para todo o territ�rio nacional.



Estamos Irmanados com os companheiros da Confedera��o Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos - COBAP; Confedera��o esta que recentemente se integrou ao FST Nacional. Precisamos estar nesta Vig�lia, para tanto, precisamos contar mais do que nunca com a presen�a e participa��o de todos os companheiros (as), para que juntos possamos enfrentar mais esta justa luta!



O FST conclama para que todos os Sindicatos, Associa��es e trabalhadores em geral, que enviem cartas aos deputados, ao ministro da Previd�ncia e ao presidente LULA exigindo a imediata iniciativa para a aprova��o destes Projetos. � preciso fortalecer todas as iniciativas de luta e de mobiliza��o para garantirmos essa vit�ria imediata e seguirmos avan�ando na constru��o de uma previd�ncia p�blica cada vez mais forte e capaz de n�o s� garantir nossos direitos, mas de ampli�-los cada vez mais.