10/11/2008 - Sindicalistas de todo Estado discutem amea�as aos direitos dos trabalhadores
 
Fator Previdenci�rio, Terceiriza��o, gera��o de emprego e renda s�o alguns assuntos que ser�o discutidos no encontro regional do FST. O evento serve tamb�m para funcion�rios de sindicatos e federa��es, uma vez que vai discutir tamb�m contribui��es sindical, negocial etc.
 

Fator Previdenci�rio, mecanismo em vigor, que diminui em at� 40% o valor das aposentadorias, e a Terceiriza��o, projeto em tramita��o no Congresso Nacional, que terceiriza a m�o-de-obra, acabando com a rela��o dos empregados com as empresas, s�o dois dos assuntos que ser�o discutidos por sindicalistas e a comunidade de Campo Grande, Dourados, Tr�s Lagoas, Corumb�, Ponta Por� e demais regi�es do Estado, durante o Encontro do F�rum Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul � FST/MS, no dia 14.

A organiza��o do encontro � da coordena��o nacional do FST, que tem realizado trabalho semelhante nos Estados. �Nossa preocupa��o � movimentarmos as lideran�as sindicais e a sociedade em geral diante das amea�as aos direitos dos trabalhadores, que podem afetar as fam�lias de um modo geral no Brasil�, comentou o coordenador nacional do f�rum, o sindicalista Jos� Augusto da Silva Filho, membro da diretoria da CNTC (Confedera��o Nacional dos Trabalhadores no Com�rcio).

O encontro no dia 14 ser� das 09:00 �s 14:00 horas no Audit�rio do Clube de Dirigentes Lojistas de Campo Grande � CDL(Rua Ant�nio Corr�a, 417, Monte L�bano) e contar� com a presen�a de sindicalistas e autoridades. Entre elas, o deputado federal Dagoberto Nogueira, que tem desempenhado um grande papel no Congresso Nacional pela manuten��o dos direitos dos trabalhadores brasileiros, segundo o coordenador geral do FST/MS, Jos� Lucas da Silva.

As coordena��es regional e nacional do FST convidam sindicalistas, funcion�rios e a comunidade em geral, para participar desse encontro que vai discutir ainda os seguintes assuntos:

- Fim do Fator Previdenci�rio - PLS296 e defesa do reajustes das aposentadorias e pens�es conforme reajustes do sal�rio m�nimo - PLS-42 e a defesa pela manuten��o definitiva da Previd�ncia P�blica para o Brasil;

- Fim da Portaria 186/2008 (que prega a pluralidade sindical) do Ministro do Trabalho, abordando as lutas e estrat�gias para derrub�-la contando com o aut�ntico entidades sindicais do movimento sindical brasileiro, a��es no STF dos trabalhadores e da patronal, e sust�-la junto ao Congresso Nacional, apoiando e acompanhando e exercendo press�o para a aprova��o nas vota��o em Bras�lia-DF, do (PDC 857/2008) do Deputado Nelson Marquezeli. (Defesa da Unicidade Sindical no Brasil);

- o Custeio das Entidades Sindicais (Pela Manuten��o da Contribui��o Sindical; Contra a Contribui��o Negocial; Apoio para a Aprova��o do PLS-248 sobre a Contribui��o Assistencial e a Contribui��o dos Servidores P�blicos);

- Arquivamento do PL 4.302/98, que trata da terceiriza��o, recentemente aprovado pela Comiss�o de Trabalho;

- Ser� referendado tamb�m durante as atividades, apoio e participa��o da Marcha da Classe Trabalhadora a Bras�lia pela Redu��o da Jornada de Trabalho e temas relacionados � juventude; contra a explora��o ao trabalho infantil e contra todas as formas de viol�ncia contra a crian�a em todos os sentidos e o papel dos sindicatos nesta mat�ria; explora��o e trabalho escravo do menor.

Esse encontro � uma realiza��o das seguintes confedera��es e centrais sindicais: CNTI, CNTC, CNTTT, CNPL, CNTA, CNTS, CSPB, CNTM, CONTTMAF, COBRAPOL, CONTEC, USI, CCT, NCST, CTB, CSP, CONTCOP, NCST, CONTRATUH, UGT e CGTB/MS. E conta com o apoio das seguintes entidades: For�a Sindical/MS, FEINTRAMAG, FETRACOM/MS, FTI/MS, FTIA/MS, FTTA/MS, FITRAE/MT/MS, SINTRAE/MS, SINTRAMM/MS, SINTHOREM/MS, SINPAP/MS, SECCG/MS, SISEM/MS, STIMMME/MS, SINPRAF/MS, SINDIF/MS, SINDIMOTOTAXI/MS, SINDIMASSA/MS, SECTL/MS, SINTRACOM/CG/MS