08/10/2008 - C�mara aprova parecer favor�vel � extin��o do fator previdenci�rio
 
Sindicalistas de Mato Grosso do Sul, que est�o em Bras�lia, comemoram a decis�o do plen�rio sobre mais esse passo pelo fim do fator previdenci�rio
 

Hoje (08) pela manh�, a Comiss�o de Seguridade Social e Fam�lia da C�mara aprovou, por unanimidade, o parecer favor�vel do relator, deputado Germano Bonow (DEM/RS), ao PL 3.299/08, do senador Paulo Paim (PT/RS), j� aprovado pelo Senado, que extingue o fator previdenci�rio.

Sindicalistas de Mato Grosso do Sul est�o em Bras�lia fazendo lobby junto aos parlamentares para a aprova��o do Projeto de Lei.
Segundo o sindicalista Jos� Lucas da Silva, presidente da Feintramag e membro da diretoria da For�a Sindical de Mato Grosso do Sul, o deputado Dagoberto Nogueira teve papel fundamental nesse processo. Ele esteve ao lado de sindicalistas ajudando no lobby junto aos demais parlamentares. A bancada de Mato Grosso do Sul tamb�m ajudou.

A proposta, do senador Paim extingue o fator e altera a f�rmula de c�lculo das aposentadorias que vinculou, a partir de 1999, o valor do benef�cio � expectativa m�dia de sobrevida daqueles que alcan�aram o tempo de contribui��o (35/30 anos).

De acordo com o texto aprovado no Senado, sem o fator previdenci�rio a aposentadoria volta a ser calculada com base na m�dia aritm�tica simples at� o m�ximo dos �ltimos 36 sal�rios de contribui��o, apurados em per�odo n�o superior a 48 meses. O Minist�rio da Previd�ncia Social � contr�rio ao projeto.

O fator � respons�vel pelo achatamento das aposentadorias em at� 40% do seu valor real, quando o trabalhador se aposenta pelo Regime Geral de Previd�ncia Social (RGPS).

O projeto ainda ser� examinado pelas comiss�es de Finan�as e Tributa��o, e de Constitui��o e Justi�a, antes de ir a votos no plen�rio. Os textos � do projeto, bem como do parecer do relator � est�o dispon�veis logo ali na se��o �ntegras, na p�gina do DIAP.