25/04/2008 - FATOR PREVIDENCIARIO
 
Sindicalistas querem apoio da bancada federal de MS contra o fator previdenci�rio .
 

Quarta-feira, 23 de abril de 2008
Fonte: Wilson Aquino
Contato: [email protected]



Sindicalistas querem apoio da bancada federal de MS contra o fator previdenci�rio

Wilson Aquino

Jos� Lucas da Silva, coordenador do FSTMS convida sindicalistas para reuni�o amanh� na sede da Feintramag
Lideran�as sindicais do Estado querem o apoio da bancada federal de Mato Grosso do Sul, especialmente da C�mara Federal, para aprova��o do projeto de lei que acaba com o fator previdenci�rio. Criado no governo Fernando Henrique Cardoso, o fator previdenci�rio � um mecanismo aplicado no c�lculo de aposentadoria dos trabalhadores por tempo de contribui��o e por idade, sendo opcional no segundo caso.
O Senado aprovou o projeto na semana passada. Os sindicalistas atrav�s de suas confedera��es, federa��es e centrais sindicais, exerceram importante papel nesse processo. Agora eles querem conscientizar os deputados sobre a import�ncia de aprovar a mat�ria.
O coordenador geral do F�rum Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul � FST/MS, Jos� Lucas da Silva, presidente da Feintramag (Federa��o Interestadual de Trabalhadores na Movimenta��o de Mercadorias) disse hoje que �� palp�vel a crueldade do fator previdenci�rio que, por diminuir o valor da aposentadoria em at� 30%, acaba obrigado o trabalhador a voltar ao trabalho�. Ent�o, segundo ele, o trabalhador continua recolhendo para a Previd�ncia e, ao ser obrigado a parar, por idade ou press�o do mercado, nada recebe em rela��o a esses anos trabalhados a mais. �Isso � inconceb�vel�, afirmou Jos� Lucas.
Pelo projeto, os trabalhadores passar�o a se aposentar apenas pela idade m�nima de 55 anos para as mulheres e 60 anos para os homens ou pelo tempo de contribui��o. Neste �ltimo caso, para o setor p�blico, a regra ser� de 35 anos de contribui��o a partir de uma idade m�nima de 18 anos. Para o setor privado, a regra determina 35 anos de contribui��o a partir de uma idade m�nima de 16 anos.
�Esperamos que nossos parlamentares ap�iem esse projeto, j� aprovado no Senado, que acaba com o fator previdenci�rio, promovendo uma situa��o mais justa aos trabalhadores e seus longos anos dedicados ao servi�o�, comentou Jos� Lucas da Silva.
REUNI�O DO FST AMANH�
O F�rum Sindical de Mato Grosso do Sul - FST/MS vai se reunir amanh�, quinta-feira (24) �s 16 horas na sede da Feintramag - Federa��o Interestadual dos Trabalhadores na Movimenta��o de Mercadorias (Rua Simon Bolivar, 332, Vila Progresso, Campo Grande fone 3342 - 0107 ou 3342 - 2288) para tratar de uma viagem a Bras�lia, em Caravana (dois �nibus, no m�nimo) para participar de um encontro nacional do FST Nacional sobre importantes quest�es relativas � vida sindical e por que n�o dizer sobre a sobreviv�ncia dele. Pedimos o comparecimento de todos para esse momento hist�rico que estamos atravessando. As emea�as ao sindicalismo brasileiro s�o in�meras. � preciso que todos compare�am, mesmo aqueles que nunca participaram de reuni�o do FST/MS.